Espaço A Fábrica recebe encontro e oficina de fanzines neste domingo
Written by Direto da redação on 1 de abril de 2022
Será realizado neste domingo (03), a partir das 10h, a segunda edição do projeto Fábrica de Fanzines, encontro e oficina reunindo desenhistas, escritores e pessoas interessadas em aprender como fazer uma publicação alternativa de baixo custo. O evento será no Espaço A Fábrica (rua Mariana Junqueira, 33).
“Fanzines são publicações independentes, autorais e artesanais. Em suas páginas, vale falar das bandas ou séries preferidas, mostrar poemas, histórias em quadrinhos, enfim, dar o recado de uma maneira simples e a extremamente econômica”, explica o jornalista e fanzineiro Angelo Davanço, coordenador do evento.
Reproduzidos em fotocopiadoras a partir de matrizes em papel, os fanzines surgiram nos anos 1930, nos Estados Unidos, ainda na era do mimeógrafo, com clubes de aficionados em ficção científica, ganharam impulso nos anos 70, com o movimento punk inglês e, no Brasil, viveram o seu auge nos anos 1990. “Hoje, ainda são produzidos como uma alternativa aos meios tecnológicos e são utilizados no ambiente escolar, como uma interessante ferramenta pedagógica”, completa Angelo.
Resgate do patrimônio
A série de encontros do projeto Fábrica de Fanzines, iniciada em janeiro, tem como propósito criar fanzines temáticos em torno do patrimônio histórico e cultural de Ribeirão Preto. Neste domingo, será lançada a edição dedicada ao prédio onde hoje funciona o espaço A Fábrica, construído em 1914 para abrigar a Companhia Cervejaria Paulista. São trabalhos como textos, fotografias, colagens e ilustrações, com a participação especial dos integrantes do grupo Urban Sketchers Ribeirão Preto.
Durante este segundo encontro, será iniciada a produção do fanzine dedicado à história da escola Otoniel Mota, que está completando 115 anos.
Serviço
Feira da Fábrica
Quando: 03 de abril (domingo), das 10h às 11h30
Onde: A Fábrica (rua Mariana Junqueira, 33, Centro, Ribeirão Preto/SP)
Entrada gratuita.
Inf.: (16) 99625-1115 (WhatsApp) | @afabrica.instituto (Instagram)